Moinho do Ginjal 

Mais uma vez comemorou-se em Santa Maria o Dia dos Moinhos Abertos. Foi no dia 04-04-2009, entre as 14H30 e as 19H00, do referido dia, que o Moinho de Vento do Ginjal esteve de portas abertas a toda a população. Nesse dia também esteve presente, a convite dos proprietários, um dos últimos moleiros que reside em Santa Maria o Sr. António Isidro que com a sua experiência e lendas conduziu as  pessoas que por lá passaram a uma caminhada pelas tradições das vivencias dos moleiros. O Sr. António Isidro seguiu pessoalmente cada grupo que visitou o Moinho de Vento do Ginjal dando as devidas explicações aos presentes.

Quem organiza um evento desta dimensão almeja uma participação à escala do local onde se encontra. Nesse sentido e como um dos principais objectivos foi superar a participação do ano anterior verifica-se agora que o mesmo foi atingido.

Para além da visita ao Moinho de Vento os visitantes puderam contemplar uma casa típica que se encontra naquele espaço, local por se dava inicio à visita e onde era servido os tradicionais biscoitos de orelha e vinho abafado.

Em relação a apoios contou-se com empresa BARRETAZUL - Comércio de Materiais de Construção, S A, empresa que desde sempre se aliou ao projecto de restauração e manutenção do Moinho de Vento do Ginjal, e da Câmara Municipal de Vila do Porto, no que diz respeito à divulgação do evento na sua página da internet.

Querem os actuais proprietários do Moinho de Vento do Ginjal expressar um agradecimento público aos meios de comunicação locais pela divulgação do evento e em especial à Rádio Clube Asas do Atlântico e colaborador local da RTP Açores que tem vindo a dar cobertura do evento desde sempre.