Moinho do Ginjal 

Foi no dia 24 de Janeiro de 2009, entre as 15H e as 17H, que se realizou uma visita programada ao Moinho de Vento do Ginjal, pelo Grupo da Alcateia nº 8 do Agrupamento 394 Aeroporto Santa Maria. Estiveram presentes 14 crianças entre os 6 e 9 anos de idade acompanhadas por 6 adultos. Segundo um dos responsáveis os objectivos da caminhada até ao Moinho do Ginjal foram:
- Apreensão de conhecimentos sobre os cereais escolhidos - trigo, milho e arroz;
- Conhecer o Moinho do Ginjal sabendo como funciona, para que servia, quais os utensílios utilizados, qual a história do moinho e a sua actual situação;
- Visitar a casa típica mariense;
Para o esclarecimento das dúvidas surgidas na visita  esteve presente Manuel Chaves que com os seus conhecimentos foi de alguma forma explicando às crianças o modo de funcionamento do moinho de vento.


Como é natural também poderão contemplar a casa típica mariense que conta no seu interior com os utensílios antigos e o chão em pedra. A cozinha com o arco em pedra de cantaria e o forno completam o que seria o antigamente.

No cafuão também puderam observar o carro de bois e mais algumas ferramentas próprias para a actividade da agricultura.

Ainda e segundo um dos responsáveis pelo grupo que acompanhou a visita os objectivos foram totalmente atingidos.

Sem dúvida que os actuais proprietários ficam satisfeitos com este tipo de visitas e em particular quando são grupos de jovens ou crianças porque foi este um dos principais propósitos da construção do Moinho de Vento do Ginjal, isto é dar possibilidade de nos dias de hoje conhecer-se este tipo de imóveis que em tempos foram muito importante para a ilha. Pena é a actual degradação dos Moinhos de Vento em Santa Maria.